sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

INJUSTIÇA COM A POPULAÇÃO DE ESTRELA DO ARAGUAIA-MT: PARA ONDE VÃO ESSAS FAMÍLIAS?



A população de Estrela do Araguaia (7.000 pessoas), em Mato Grosso, já não tem mais para onde ir, estão agora sem casa e com suas vidas destruídas.

 
Os moradores foram expulsos de seus lares pelo governo depois que o território foi demarcado como área indígena (para índios que chegaram lá em 2006).

_______________________________________________________
O resumo de toda essa injustiça:
- o que os moradores plantaram, não poderão colher;
- não poderão visitar os túmulos de seus entes queridos sepultados no cemitério próximo ao local;
- as escrituras de suas casas não passam de papéis que não valem nada (segundo a FUNAI);
- não têm para onde ir.

Duas coisas me impressionaram muito em toda essa história: o advogado de defesa que diz claramente que a FUNAI falsificou vários documentos onde sucedeu essa expulsão e o garoto, emocionado lendo um trecho de uma cartinha que escreveu para a presidenta Dilma, pedindo ao Papai do céu para que os policiais não os tirem de suas casas.
Acompanhem as várias reportagens feitas no local:




Segundo a página Agência da notícia, até hoje, 18/01/2013, foi arrecadada uma tonelada de doações de roupas e alimentos para as famílias da Suiá Missú.que foram retiradas de suas casas.

Assine o abaixo-assinado:

"Clemência à Presidenta Dilma pelo não despejo das famílias da Suiá Missú" aqui.

2 comentários:

Marcos ceifador disse...

Esse é o braço forte de uma mentalidade comunista disfarçada de socialista verde. Com certeza o interesse é escuso e a demarcação de terras, tem alguem por tras disso. Infelizmente todos nós estamos sujeitos a isso. Sabe como? Deixe de pagar os impostos? Infelizmente são pessoas simples que pouco tem como se defender. Os policiais tentaram relocar os índios a um tempo atrás (se não me engano) e não conseguiram, pois os índios usaram suas armas. Com isso, o jeito foi partir pra cima dos brancos que não podem se defender na mesma proporção. Até porque por ser civilizado, tem de se defenderem através da justiça. Mas que justiça é essa que age contra a constituição, uso capião e manda saírem de suas terras com documentos de propriedade de terra? Só DEUS mesmo pra ajudar esse povo sofrido.

Unknown disse...

Essa é realmente uma das grandes injustiças que acompanhei de perto como pessoa e como profissional, confesso que jamais imaginei que uma cidade seria abortada como o Governo fez como Estrela do Araguaia que tinha projeto de assentamento. Triste e lamentável o que acontece como o nosso país. Cadê os Direitos Humanos? Veja esse vídeo que fiz e vamos compartilhar porque é só assim que vamos conseguir mostrar a cara do Brasil.
Um abraço - Camila Nalevaiko - Jornalista.
www.camilanalevaiko.com.br
Aqui o link com o vídeo - http://blog.camilanalevaiko.com.br/post/71/