quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Declaração do Patriarca Caldeu: a situação alarmante dos refugiados.



Fonte: Rorate-Caeli | Tradução: Teresa Maria Freixinho – Fratres in Unum.com


A SITUAÇÃO ALARMENTE DOS REFUGIADOS


ALERTA DE UM DESASTRE AINDA MAIS MEDONHO



+Louis Raphael Sako
Patriarca Caldeu da Babilônia
Presidente da Assembleia dos Bispos Católicos no Iraque
Bagdá – Iraque
10 de agosto de 2014


A morte e a doença estão se apossando das crianças e idosos dentre milhares de famílias refugiadas espalhadas ao longo da Região do Curdistão, que perderam tudo nos trágicos acontecimentos recentes, enquanto os Militantes do ISIS ainda estão avançando e a ajuda humanitária é insuficiente.


Há setenta mil cristãos desalojados em Ankawa [Erbil] juntamente com as demais minorias nesta cidade, que tem uma população de mais de vinte e cinco mil cristãos. As famílias que encontraram abrigo dentro das igrejas ou escolas estão em condição relativamente boa, ao passo que aqueles que ainda estão dormindo nas ruas e parques públicos encontram-se em situação deplorável…




Em Dohuk, o número de refugiados cristãos chega a mais de 60.000 e a situação deles é pior do que a dos refugiados em Erbil. Há também famílias que encontraram abrigo em Kirkuk e Sulaymaniyah, e alguns refugiados conseguiram chegar tão longe quanto a capital, Bagdá.


Enquanto as necessidades humanitárias crescem rapidamente: habitação, alimento, água, medicamentos e recursos financeiros, a falta de coordenação internacional é lenta e limita a realização de uma assistência mais eficaz a essas milhares de pessoas que aguardam apoio imediato. As Igrejas estão oferecendo tudo dentro de sua capacidade.


Para resumir a situação das aldeias cristãs em torno de Mosul até as fronteiras do Curdistão: as igrejas estão desertas e profanadas; cinco bispos estão fora de suas dioceses, os sacerdotes e freiras saíram de suas missões e instituições, deixando tudo para trás, as famílias fugiram com seus filhos abandonando tudo! O nível de desastre é extremo.


Refugiados em um igreja, incerto se Mosul ou Irbil, da página síria “Syrian Christian Resistance”, no Facebook


A posição do presidente americano Obama de somente prestar assistência militar para proteger Erbil é decepcionante. As conversas a respeito de dividir o Iraque são ameaçadoras. Os americanos não estão à altura de uma solução rápida para proporcionar esperança de maneira específica, uma vez que eles não vão atacar o ISIS em Mosul e na Planície de Nínive. A confirmação de que esta situação terrível irá continuar até que as Forças de Segurança do Iraque lutarão junto com os Peshmerga contra os militantes do ISIS é muito deprimente. O Presidente da Região do Curdistão disse que suas tropas estão lutando com um Estado terrorista e não com grupos minoritários! 


Enquanto o país está sob fogo, os políticos em Bagdá estão lutando por poder.


Ao final, talvez Mosul não seja liberada nem as aldeias na Planície de Nínive. Não há estratégia para secar as fontes de mão de obra e os recursos desses terroristas islâmicos. Eles controlam a cidade petroleiras de Zumar e os campos de petróleo de Ain Zalah e Batma juntamente com os campos de petróleo de Al-Raqqa e Deir ez-Zor na Síria. Os combatentes extremistas islâmicos estão se unindo a eles de diferentes países do mundo.

As escolhas das famílias refugiadas:

Migração: onde e será que eles têm os documentos e dinheiro necessários?

Permanecer: nos salões e nos campos de refugiados, aguardando o verão terminar e o inverno chegar?




Será que as escolas serão reabertas e suas crianças frequentarão escolas de ensino fundamental, ensino médio ou a faculdade? Será que eles serão bem-vindos nas escolas de Erbil, Duhok e Sulaymaniyah? Qual é o futuro das propriedades e bens, juntamente com os empregos dessas milhares de pessoas inocentes forçadas a fugir da noite para o dia de suas queridas aldeias?


Essas são as perguntas que devem causar dor na consciência de todas as pessoas e organizações, de modo que algo seja feito para salvar esse povo, que tem sua história nesta nação desde seus primórdios.

Nenhum comentário: