segunda-feira, 20 de abril de 2015

“O Vaticano II abriu a Igreja e o povo saiu!”. Especialista em marketing e suas conclusões


Por Messa in Latino | Tradução: Alexandre Oliveira – Fratres in Unum.com: Fiéis em fuga? O “príncipe” do marketing brasileiro (Alex Periscinoto) explicou aos bispos o valor da tradição (IlTimone) e analisou este fato à luz dos modernos conceitos de marketing: os sinos, a cruz, a torre do sino, as procissões, a orientação do sacerdote, a batina e o latim eram excelentes ferramentas para o reconhecimento, a lealdade, a "propaganda fide", e, assim, para a manutenção dela.

Contratado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – para estudar as causas do abandono da prática religiosa e para sugerir quais seriam os remédios, o especialista em comunicação corporativa, em seu relatório, deixou os prelados de boca aberta.


“O Vaticano II abriu a Igreja”…
“E o povo saiu!”.
“Vocês já tinham um sistema perfeito de marketing.” Ao mudá-lo, ao remover o latim, ao abandonar a batina, ao fazer igrejas semelhantes em edifícios civis – disse Periscinoto aos bispos – pensavam estar agradando aos fiéis, mas tudo isso foi um erro gigantesco. Mudar a liturgia foi um desastre”, acrescentou.

Ele admitiu não falar como um teólogo, mas como especialista em marketing.

*****

A Igreja e o Marketing – vence a Tradição

Por Julio Loredo – 13 de abril de 2015

Poucos países sofreram tanto as consequências do pós-concílio quanto o Brasil, onde o número de católicos caiu 35% ao longo dos últimos trinta anos. Há alguns anos, preocupado com a hemorragia dos fiéis, os bispos brasileiros contrataram uma importante empresa de marketing, o ALMAP, cujo presidente, Alex Periscinoto, é tido como o “melhor gestor de marketing” do Brasil.


Os membros do Comitê Executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil esperavam de Periscinoto conselhos sobre como definir uma pastoral da Igreja, oferecendo uma melhor imagem da instituição, a fim de parar o sangramento de fiéis que, em sua maior parte, estão passando para a comunidade evangélica.


O resultado foi surpreendente. Perissinotto apresentou os resultados de seu estudo para duzentas pessoas, entre bispos e padres ligados à pastoral. Dizer que ficaram chocados com o discurso do especialista em marketing seria pouco. Talvez eles esperassem ser aconselhados a pintar igrejas com cores vivas, a introduzir mais música pop, mais liturgias aggiornatte e assim por diante. Mas, aos invés disso…
“A primeira ferramenta de marketing na história do mundo foi o
sino – disse Periscinoto logo de início – e era a melhor. Quando ele tocava, não só atingia 90% dos habitantes de uma cidade, mas mudava o comportamento pessoal deles. Vocês, então, inventaram uma ferramenta que ainda é usada em marketing comercial. É chamado de ‘display’. A tela é algo que usamos para enfatizar, propor algo com força para o público. Quando todas as casas eram baixas, vocês construíam igrejas com torres seis vezes maiores. Isso permitia que o reconhecimento imediato da igreja: ali está!

“Vocês inventaram o primeiro logo da história. O logotipo é um
símbolo usado para garantir que uma marca seja facilmente reconhecível. A de vocês era a melhor: a Cruz. Este logotipo foi sempre colocado sobre o ponto mais alto e visível do display. Ninguém poderia confundir: aquela era a Igreja Católica! Este logotipo inventado por vocês foi tão eficaz que até mesmo Hitler o utilizou, com pequenas modificações, para mobilizar as massas. E quase ganhou a guerra.

“Vocês também inventaram a campanha promocional. O que é uma procissão religiosa? Para uma cidade[1], ou mesmo para um bairro de uma
cidade grande, nada é mais promocional do que uma procissão, por exemplo, em honra de Nossa Senhora. Quando nós, especialistas em marketing, organizamos um evento promocional, usamos muito do que a Igreja inventou. Nós desfraldamos bandeiras e banners, nós vestimos nossos representantes com trajes especiais de modo que eles possam ser facilmente reconhecidos. Procuramos criar uma mística comercial. Mas a nossa mística nunca será tão rica quanto a de vocês”.

“Infelizmente, vocês mudaram a maneira em que a missa é celebrada. Hoje a missa já não é em latim e de costas para o fiel. Vocês pensavam que talvez fizessem algo de bom. Ao invés vez disso, tenho uma má notícia. Minha mãe nunca pensou que o padre estava de costas. Ela sempre pensou que todos, fiel e celebrante, estavam voltados para Deus. Ela gostava do latim,
mesmo quando não entendia muito. Para ela, o latim era a língua mística com o qual os ministros da Igreja falavam com Deus. Ela se sentia privilegiada e recompensada por assistir de joelhos uma cerimônia tão importante. Na minha opinião, a mudança feita na liturgia da Missa foi um erro terrível. Posso estar errado. Eu não sou um teólogo. Analiso o problema do ponto de vista do marketing. E a partir deste ponto de vista, a mudança foi um desastre.

“Vocês abandonaram seu traje particular, a batina, que identificava seus representantes comerciais, o sacerdote. Ao fazê-lo, jogaram fora uma marca.


“Vocês desnaturaram o seu display, tornando igrejas cada vez mais parecidas com prédios civis.


“Tudo o que se inventa contém uma oferta, algo que se quer vender. O produto de vocês é chamado fé. Mas eu também tenho uma boa notícia. Esta, hoje, é uma demanda crescente. O mercado, talvez, nunca foi tão favorável para a fé. Vocês, no entanto, falam mais de política do que fé. Assim, vocês podem reclamar se suas igrejas estão cada vez mais vazias, enquanto que os salões de grupos evangélicos estão cada vez mais cheios? “.

[1]Paesedicampagna – no original

*****

Nota Cruzada Católica:

O artigo acima foram conclusões do ponto de vista de um especialista em marketing, Ele deixou bem claro que não é teólogo, mas, mesmo não sendo teólogo chegou a essas conclusões todas sobre as mudanças na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II. 

*****
Veja  o que disseram santos, papas e sacerdotes sobre esse assunto:

Sua Santidade o Papa São Pio V


"E a fim de que todos, e em todos os lugares, adotem e observem as tradições da Santa Igreja Romana, Mãe e Mestra de todas as Igrejas, decretamos e ordenamos que a Missa, no futuro e para sempre, não seja cantada nem rezada de modo diferente do que esta, conforme o Missal publicado por Nós, em todas as Igrejas (...) Da mesma forma decretamos e declaramos que os Prelados, Administradores, Cônegos, Capelães e todos os outros Padres seculares, designados com qualquer denominação, ou Regulares, de qualquer Ordem, não sejam obrigados a celebrar a Missa de outro modo que o por Nós ordenado; nem sejam coagidos e forçados, por quem quer que seja, a modificar o presente Missal, e a presente Bula não poderá jamais, em tempo algum, ser revogada nem modificada, mas permanecerá sempre firme e válida, em toda a sua força (...) Assim, portanto, que a ninguém absolutamente seja permitido infringir ou, por temerária audácia, se opor à presente disposição de nossa permissão, estatuto, ordenação, mandato, preceito, concessão, indulto, declaração, vontade, decreto e proibição (...) Se alguém, contudo, tiver a audácia de atentar contra estas disposições, saiba que incorrerá na indignação de Deus Todo-poderoso e de seus bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo." (Bula Quo Primum Tempore, 14.07.1570)

*****

Dom Marcel Lefebvre


"Vocês pensam que a 3ª Guerra Mundial não existiu, ou ainda está por vir? Enganam-se... O Concílio Vaticano II foi a 3ª Guerra mundial. E foi a pior de todas as guerras, porque nela matou-se não corpos, mas almas. E isso é bem pior..."

*****

São Padre Pio de Pietrelcina


"Devemos assistir a Missa como à assistiram a Santa Virgem Maria e as santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício sangrento da Cruz. Do sinal da Cruz até o Ofertório, é preciso ir encontrar Jesus no Getsêmani. É preciso seguir Jesus na sua agonia, sofrendo diante deste mar de lama do pecado."

*****

A Santa Missa


"Quando assistes à Missa, este sacrifício deve parecer-te tão grande, tão novo e tão agradável, como se, nesse mesmo dia, Cristo, pela primeira vez, descendo ao seio da Virgem, se fizesse homem ou se, pendente da Cruz, padecesse e morresse pela salvação dos homens." Imitação de Cristo Livro IV.

*****

Santo Afonso Maria de Ligório


"Fazei Senhor, que participemos do Santo Sacrifício com a mesma fé e o mesmo amor que tiveram os Apóstolos, quando assistiram à sua instituição e também com o mesmo espírito de sacrifício e de reparação que teve a Santíssima Virgem Maria, quando assistiu, ao pé da Cruz, a Paixão e Morte de seu Divino Filho."

*****

São Jerônimo


"Fazei Senhor, que participemos do Santo Sacrifício com a mesma fé e o mesmo amor que tiveram os Apóstolos, quando assistiram à sua instituição e também com o mesmo espírito de sacrifício e de reparação que teve a Santíssima Virgem Maria, quando assistiu, ao pé da Cruz, a Paixão e Morte de seu Divino Filho."

*****
Madre Teresa de Calcutá


Madre Teresa, a senhora que conheceu tanto sofrimento e maldade, responda: Qual foi a pior coisa que a senhora já viu?
"O pior mal do nosso tempo é a comunhão na mão." (Madre Teresa de Calcutá 23/03/1982)

*****


Mensagem recebida pelo Profeta Pedro II (Bento da Conceição) 
- Taquaras – Balneário Camboriú – Santa Catarina – Brasil

Assim deveriam ser todos os sacerdotes
19/06/2014

Quem dirige um carro, na mesma hora não pode dirigir dois. Assim são os que vêm servindo o Senhor. Nada mais é, que um abandono do serviço que recebeu. O que era para ter Vida Eterna, não quis, que seria servir só Jesus, como eu fiz. Larguei tudo. Trabalhei por muitos anos como carpinteiro, para sustentar a minha Família, e cada vez mais Jesus me ajudava. Em tudo o que Ele ia pondo a Sua Mão, o meu serviço parecia estar sempre adiantado. Assim seria se um sacerdote fosse justo para com Ele, que viesse a fazer seu trabalho como muitos já fizeram, e hoje são Santos, porque tudo o que faziam, era só para agradar a Deus. Não escondiam nada, como hoje a maioria vem fazendo, que por detrás dos bastidores, escondem o que não deveriam, onde os Olhos de Deus veem tudo. Por isso que escrito já está: “O que tua mão direita faz, a esquerda não precisa saber”, porque se ela tocar naquilo que não agrada mais seu Senhor, deixa de ser um servo que vinha dando o máximo de
respeito para com Jesus. 
No momento em que um desses estiver celebrando a Santa Missa, tem que ter o máximo de respeito, e não gritar com quem vem assistindo, e cuidar do seu dever. A perca quase total para o grande dia, vai cair mais nos que se dizem servidores de Cristo.Eu, José, patrono, como se diz, da Igreja Católica, fiz de tudo para dar toda atenção ao Menino Deus, para ser o que hoje eu sou, considerado como homem justo. Assim deveriam ser todos os sacerdotes. Os que menos pecam, ainda continuam fazendo o que não deviam. Lendo essas palavras, confiram no que eu quero dizer. Um bom motorista faz de tudo para não machucar ninguém. Assim deveriam ser todos os sacerdotes, mas quanto mais vai se chegando o fim desta geração, a Igreja deixa de ser o que já foi, um lugar só para a oração, e que agora virou um comércio, e isto não é nada bom para os Olhos de Jesus Sacramentado.

São José, o carpinteiro e Pedro II

*****
Veja também:


Nenhum comentário: